O fato de a tecnologia ser o mais fundamental elemento da humanidade, e o que mais contribui com os avanços obtidos nas diversas áreas do conhecimento e desenvolvimento humano, é de conhecimento de todos. Frutos da realização de pesquisas desenvolvidas tendo como objetivo o descobrimento de novas possibilidades, recursos como o telefone, o rádio, energia elétrica e a eletrônica mudaram o mundo de forma radical, dando início a uma nova era onde a sociedade seria beneficiada pelas inúmeras aplicações derivadas dos trabalhos de grandes visionários como Thomas Edson, Graham Bell, Nikola Tesla, entre outros.
Da esquerda para a direita: Nikola Tesla, Alexander Graham Bell e Thomas Edison
Fonte da Imagem: http://www.theinstitute.ieee.org/
Mas o mundo, como temos visto hoje, talvez não fosse possível se esses grandes nomes, peças fundamentais para o desenvolvimento cientifico-tecnológico, não tivessem se organizado para fundar o que é hoje a maior, mais antiga e mais importante organização profissional do mundo: O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).
Objetivos do IEEE
Resultado da fusão, em 01 de janeiro de 1963, do Instituto Americano de Engenheiros Elétricos (AIEE) e do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE), o IEEE é, sem dúvida, uma das mais influentes instituições do planeta. A princípio, o objetivo do IEEE era promover e disseminar o conhecimento nos campos das engenharias elétrica, eletrônica e da computação, mas como descrito em seu slogan; "... dedicado ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade", atualmente sua missão vai muito além do que era proposto quando foi formada, e hoje o IEEE tem contribuído de forma essencial com o desenvolvimento de áreas como a robótica, bioengenharia, nanotecnologia, entre muitas outras, além de pregar e incentivar o uso da tecnologia como um dos principais recursos para resolução dos problemas mais difíceis da humanidade.
Principais atividades e contribuições
Como já dito, um dos ideais do IEEE é incentivar o aperfeiçoamento da comunidade de profissionais - promovendo o conhecimento nas diversas áreas da engenharia - e apoiar e contribuir com o desenvolvimento e evolução tecnológica visando, entre outras coisas, a melhoria das condições globais. Entre suas principais atividades estão:
1 - O estabelecimento de padrões baseados em consenso, como a definição de formatos de computadores e dispositivos.
2 - Organização de Conferencias para discussões sobre desenvolvimento e disseminação do conhecimento.
3 - Edição, promoção e publicação de seus próprios jornais, revistas, textos técnicos e padrões, além de artigos de membros associados. Estima-se que o IEEE é responsável por ao menos 30% de toda literatura técnica das engenharias elétrica, eletrônica e da computação.
4 - Programa de prêmios que visa reconhecer e premiar realizações e contribuições que impactaram permanentemente o mundo da tecnologia e da engenharia, assim como a sociedade. Alguns desses prêmios são:
- Medalha Edison IEEE: Criada em 1904 pelo AIEE, e mantida após a fusão entre essa e a IRE, essa condecoração é concedida por uma carreira de realizações louváveis em ciência elétrica, engenharia elétrica ou artes elétricas.
- Medalha de Honra IEEE: Criada em 1917 pelo IRE, e mantida após a fundação do IEEE, é considerada como a mais destacada premiação do instituto e é concedida a um indivíduo por uma contribuição especial ou por uma carreira extraordinária nos campos de interesse do IEEE.
No meio (de azul), Mildred Dresselhaus, professora de Física e Engenharia do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), Ficou conhecida como a Rainha do Carbono. Foi a primeira mulher a ganhar a Medalha de Honra IEEE.
Fonte da imagem: https:/www.ieee.org/about/awards
Considerações finais
Em outra postagem falaremos um pouco mais sobre as contribuições práticas mais notáveis e conhecidas dessa instituição. Mas, com o pouco que já vimos aqui sobre o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, fica claro que esta é fundamental para o desenvolvimento da comunidade e do conhecimento tecnológico e tem contribuído de forma essencial com a inovação e com o aperfeiçoamento das tecnologias que norteiam o curso da humanidade. Muito foi feito por essa importantíssima instituição, e muitos frutos ainda virão da cooperação e integração entre todas comunidades cientifico-tecnológicas que tem como ideal essencial resolver de forma sustentável os mais difíceis problemas da humanidade.
Fontes:
http://www.gereportsbrasil.com.br/post/95917240364/tudo-comecou-com-thomas-edison
Fontes:
http://www.gereportsbrasil.com.br/post/95917240364/tudo-comecou-com-thomas-edison
3 comentários:
Muito bom! Não sabia que o IEEE tinha uma história tão rica e interessante. Ele é um dos grandes contribuintes para que as ciência/tecnologia sejam universais e igualitárias.
É muito interessante ver como a organização baseada na vontade de ver a evolução do conhecimento (não apenas por crescimento pessoal e gloria própria) resultaram na maioria das coisas que usamos hoje no nosso dia-a-dia melhorando nosso modo de vida e permitindo a integração de toda comunidade global.
Recentemente, li que um neurocientista brasileiro foi premiado pela IEEE por suas pesquisas no campo de interfaces cérebro-máquina. O reconhecimento é muito bom, principalmente, para brasileiros que não são muito estimulados no campo da pesquisa cientifica.
Postar um comentário