quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Computação em Sergipe


Introdução:

Os recentes desenvolvimentos nas Tecnologias da Informação têm provocado um grande impacto na sociedade. A informação passou a representar o conceito central da grande maioria das atividades modernas e as redes de comunicação interferem constantemente no modo como as pessoas e organizações conduzem seus negócios. O setor de Tecnologia da Informação vem ganhando destaque em todos os setores econômicos, dado sua aplicação nas diversas atividades produtivas, seja no 
setor de serviços, setor industrial ou agropecuário. 


Computação em Sergipe:

Os cursos no campo da computação em Sergipe surgiram em meados da década de 90 com a oferta do curso de tecnólogo em processamento de dados que posteriormente deu origem a implantação de novos cursos na área, assim, segue abaixo algumas datas e e respectivos cursos implantados.

1990 - Tecnólogo em processamento de Dados - UNIT
1991 - Bacharelado em Ciências da Computação - UFS
1996 - Bacharelado em Ciências da Computação - UNIT
2000 - Tecnólogo  em Sistemas de Informação - UNIT
2007 - Bacharelado em Sistemas de Informação - UFS
2009 - Engenharia da computação - UFS
2011 - Bacharelado em Sistemas de Informação - IFS Campos Lagarto

Objetivo Geral dos Cursos:

Desenvolver a autonomia intelectual do estudante capacitando-o à prática de soluções originais e criativas aos novos desafios profissionais na campo tecnológico; 

Na UFS: 

A área de Informática foi implementada na UFS inicialmente com o curso de graduação em Informática, criado em 1990, junto ao Departamento de Estatística e Informática (DEI) – Resolução nº. 02/90/CONSU. Em 1999, o DEI passou a ser denominado de Departamento de Ciência da Computação e Estatística (DCCE) – Resolução nº. 07/99/CONSU – até o ano de 2009, quando criado o Departamento de Estatística e Ciências Atuariais e alterada a denominação do DCCE para Departamento de Computação – Resolução nº. 018/2009/CONSU.

O DComp dá suporte primordialmente aos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Engenharia de Computação, além da oferta de disciplinas na área de computação a diversos cursos 
da Universidade.

Mercado de Trabalho em Sergipe:


O mercado para o profissional de TI em Sergipe está em crescimento pois, a falta de profissionais na área já garante emprego assim que o aluno se forma, além de poder trabalhar por conta própria, e, ao entra na universidade surgem diversas oportunidades de estágio. Todavia, uma das alternativas que as empresas estão usando quando precisam de pessoal mais experiente é bancar a formação dos próprios empregados para suprir a demanda. Assim, o campo de tecnologia da informação torna-se um ótimo investimento. 

A ERBASE:

O que é:

A ERBASE (Escola Regional de Computação Bahia - Sergipe - Alagoa) é um fórum anual para encontro de pesquisadores, professores, alunos, profissionais e usuários da Ciência da Computação e áreas afins, envolvendo os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.

O evento em 2016:

A ERBASE é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). XVI encontro, o evento aconteceu de 27 a 29 de abril, acidade de Maceió recebeu o ERBASE 2016. O evento foi realizado no Hotel Best Western Premier (antigo Radisson) e tendo sido organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Referências:











Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Traduza para sua Língua!

Seguidores

Autores
















 


Total de visualizações