Quando escutamos o título de gestor, imediatamente pensamos em um cargo muito importante dentro de uma empresa, algo semelhante a um chefe, líder ou, até mesmo, dono. Contudo, esses três cargos existem profundas diferenças entre si, inclusive a própria maneira de se relacionar com as pessoas e os negócios da empresa.
(Foto: Reprodução)
O que faz um Gestor de TI?
O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa.
Em todo bom gestor existem características de liderança
Apesar das diferenças entre os dois cargos — o líder mobiliza pessoas e o gestor organiza processos e demandas em prol de resultados — para uma gestão de sucesso na área de tecnologia da informação, é necessário que o gestor de TI saiba se comunicar com clareza e objetividade. Sendo capaz de influenciar e formar pessoas capazes de desenvolver ideias e construir soluções em conjunto.
Ter visão estratégica
O gestor de TI precisa ter a capacidade de otimizar processos organizacionais, para isso, saber trabalhar com indicadores e ter uma visão estratégica do futuro é fundamental para o sucesso de uma empresa. Esse profissional precisa saber analisar o ciclo de vida da informação e gerenciar projetos visando melhoria na utilização das tecnologias, pessoas e informações. Trata-se de uma competência muito requisitada pela alta gestão das empresas. Fica a dica.
Ser um bom negociador
Apesar de algumas empresas terem setores específicos para aquisição de bens e serviços, geralmente são os gestores de cada área que definem o que precisam e indicam os fornecedores. Nestes casos, uma negociação prévia por parte do gestor de TI pode ser muito lucrativa. Quando não há um setor de Compras,o responsável pela gestão da tecnologia da informação tem um papel ainda mais importante no fechamento de contratos e parcerias para prestação de serviços.
Motivar e motivar-se
Como dito na abertura deste texto, a capacidade de gerir pessoas é emblemática em todos cargos de gestão. Ter traquejo nos feedbacks e, principalmente, motivar sua equipe é fundamental. Afinal, um gestor que conta com uma equipe motivada tem muito mais facilidade em gerir suas obrigações e seus projetos tendem a se desenrolar com sucesso.
Fontes: http://blog.unipe.br/graduacao/7-competencias-que-todo-bom-gestor-de-ti-deve-ter
http://mercadoemfoco.unisul.br/gestor-de-ti-o-que-faz-na-pratica-o-profissional-da-area/
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/gestao-tecnologia-informacao-686342.shtml
1 comentários:
Ótimo artigo. Um bom exemplo de profissional que possui as virtudes listadas é a Bel Pesce. Nos livros A Menina do Vale e A Menina do Vale 2 a Bel fala de uma forma bastante interessante sobre liderança, visão estratégica e feedback. Recomendo a leira.
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