Todos nós já estamos habituados com a presença constante da tecnologia em nossa vidas. Os smartphones tornaram-se companheiros inseparáveis, nos auxiliando da hora que acordamos até a hora em que vamos dormir. Ajudam-nos com horários, planejamento e, acima de tudo, nos mantem constantemente online.
Manter computadores, smartphones e outros dispositivos conectados por meio de uma rede foi sem dúvida uma das mais importantes inovações do mundo tecnológico do ultimo século. Para isso, no entanto, foi necessário estabelecer padrões que permitissem que esses dispositivos pudessem se comunicar. Foi então criado no IEEE, em fevereiro de 1980, o Comitê 802, que foi responsável pelo desenvolvimento e publicação de uma serie de normas para a comunicação de dados entre dispositivos de redes locais e metropolitanas (LANs e MANs - Saiba mais aqui sobre LAN, MAN e outras redes de comunicação).
Resultado do trabalho desse grupo podemos citar a criação das seguintes normas:
- Em 1983 foi aprovado o padrão IEEE 802.3 (Ethernet) - protocolo de conexão para redes locais baseado no envio de pacotes.
- Em 1983 foi lançada a norma (IEEE 10Base5 - que operava a 10Mbps).
- Em 1988, foi lançada a norma IEEE 802.3 com 10Base2
- Em 1990, foi lançada a norma IEEE 802.3 com 10BaseT
- Ainda em 1990, no IEEE seria criado o Grupo de Trabalho 802.11, com intuito de estabelecer as normas de comunicação sem fio que seriam adotadas por computadores e dispositivos.
- Em 1995, foi lançado o padrão que é ainda o mais utilizado em redes cabeadas: o IEEE 802.3u com 100BaseT, que opera a uma velocidade de 100Mbps.
- Em 1997 o IEEE 802.11 foi aprovado como o padrão de comunicação de dados em redes sem fio.
Atualmente o padrão IEEE 802.11 é a linguagem de comunicação que permite que dispositivos wireless possam manter-se conectados e em comunicação constante entre si. Além disso facilita o desenvolvimento de novas tecnologias e dispositivos que podem fazer uso desses recurso para nos oferecer maiores facilidades e recursos para agilizar e automatizar a realização de tarefas do cotidiano.
Seguem abaixo alguns recursos interessantes que fazem uso dos padrões de comunicação do grupo IEEE 802.:
Redes Wireless (802.11)
Bluetooth (802.15)
WiMax (802.16)
Mobile-Fi (802.20)
No blog The Network você poderá ler vários artigos que falam sobre Internet das Coisas, Cidades Inteligentes e outras tecnologias que fazem uso dos recursos que utilizam os padrões de comunicação de dados do Grupo IEEE 802.
Fontes:
http://ftp.unicamp.br/pub/apoio/treinamentos/redes/pdf/rd1.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Ethernet
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet
http://www.hardware.com.br/tutoriais/historia-redes/pagina3.html
Fontes:
http://ftp.unicamp.br/pub/apoio/treinamentos/redes/pdf/rd1.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fast_Ethernet
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet
http://www.hardware.com.br/tutoriais/historia-redes/pagina3.html
0 comentários:
Postar um comentário